JOPAS

AQUASHARE

Fundado a 20 de Dezembro de 2011, o Núcleo dos Jovens Profissionais das Águas (JOPA) é uma plataforma para dinamizar a inserção dos jovens nas actividades do sector de águas. O JOPA congrega jovens com ou sem experiência que trabalham nas diferentes áreas do sector, partilhando parte ou a totalidade dos desafios de: desenvolver políticas sociais mais justas e instituições robustas; aumentar a infraestruturação; garantir o bem-estar social e a sustentabilidade ambiental; e assegurar a integração internacional e capacidade competitiva dos actores nacionais. Portanto, todos os jovens profissionais são incentivados a se associarem.
Antecedentes
A existência e desenvolvimento um sector de águas forte e suficientemente capaz passa pela necessidade de profissionalização dos jovens com actividades nas diferentes frentes, dentre as quais as de investigação, provisão de serviços, consultoria, regulação e da industria da água. Esta necessidade que, não sendo nova e exclusiva do nosso país, ganhou uma maior visibilidade nos últimos anos. Numa altura em que se está a consolidar o processo de descentralização, diferentes instituições têm sido criadas e desenvolvidas com o intuito de garantir uma gestão mais efectiva do sector e operacionalização das estratégias de desenvolvimento. Para que a pretendida gestão efectiva e operacionalização das estratégias de desenvolvimento seja alcançada, para além de outros factores, é importante integrar “um grande número de profissionais qualificados nas várias áreas e a todos os níveis”, conforme enuncia a Política de Águas.
A realidade actual do país e do sector em particular, caracterizada pela reduzida disponibilidade de recursos humanos capacitados, dita que esta necessidade seja preenchida por jovens profissionais. Contudo, persistem algumas dificuldades na integração e desenvolvimento profissional dos jovens que engrenam no sector, resultando no enfraquecimento das suas capacidades de inovar e desenvolver novos conhecimentos, e consequente limitação da sua potencial contribuição para o seu desenvolvimento. Reconhecem-se também a necessidade de reforçar os mecanismos existentes para divulgação e passagem do conhecimento, especialmente dos profissionais seniores para os mais jovens.
A Aquashare, através do seu objectivo número 3 que reza a “promoção e facilitação da capacitação de profissionais do sector”, lançou-se ao desafio de desenvolver uma plataforma de promoção e facilitação da capacitação dos Jovens Profissionais, contribuindo para desenvolvimento das suas carreiras, competências e incentivos para a sua permanência no sector de águas. Este objectivo deve ser operacionalizado pelo Núcleo dos Jovens Profissionais das Águas, em abreviado JOPA.

A Aquashare, através do seu objectivo número 3 que reza a “promoção e facilitação da capacitação de profissionais do sector” lançou-se ao desafio de desenvolver uma plataforma de promoção e facilitação da capacitação dos Jovens Profissionais, contribuindo para desenvolvimento das suas carreiras, competências e incentivos para a sua permanência no sector de águas. Este objectivo deve ser operacionalizado pelo Núcleo dos Jovens Profissionais das Águas, em abreviado JOPA.

Objectivos Estratégicos

O objectivo geral do JOPA é de promover, facilitar e apoiar os jovens profissionais do sector de águas. A operacionalização deste objectivo geral será através de actividades paralelas específicas:

1. Apoio ao desenvolvimento de carreiras dos jovens profissionais:

2. Promoção de intercâmbio e troca de experiência entre os jovens profissionais e técnicos seniores do sector:

3. Promoção de programas de empregabilidade:

4. Promoção da partilha de informação:

5. Quem pode ser JOPA?

O grupo alvo desta iniciativa é constituído por profissionais com menos de 35 anos de idade ou que estejam nos primeiros cinco anos das suas carreiras nas diferentes áreas do sector de águas. Integram também o núcleo, estudantes finalistas de cursos de licenciatura e técnico-profissionais em áreas relevantes para o sector, e que tenham interesse em fazer a sua carreira como profissionais das águas.

O sector de águas refere-se, mas não se limita a gestão de recursos hídricos, abastecimento e água, saneamento, agricultura, ambiente e outras áreas transversais.

Os futuros JOPAS, devendo cumprir os requisitos da alínea 5),
Preencher a ficha de inscrição em anexo e anexar a fotocopia de BI e CV.

FICHA DE INSCRIÇÃO
Núcleo de Jovens Profissionais de Água (JOPA)
Scroll to Top