Conferência AQUASHARE 2022 

As conferências da AQUASHARE são um espaço privilegiado bianual para o debate de ideias e temas estratégicos do sector, tendo a primeira tido lugar em 2012. Seguindo a tradição, a actual edição corresponde ao ano de 2020, mas devido a pandemia de COVID19, foi adiada para uma altura em que as condições permitissem a sua realização que, nesse caso, revelou-se ser no presente ano de 2022. A presente edição, vai tomar em consideração os resultados das conferências AQUASHARE anteriores muito em particular AQUASHARE 2016 e AQUASHARE 2018 que tiveram como temas “Da Visão à Acção” e “Soluções com Futuro, valorizando a inovação e o empreendedorismo para o desenvolvimento do sector de água” respectivamente.

A conferência AQUASHARE 2016 foi a primeira organização conjunta com a Expo PLAMA, e contribuiu para a operacionalização da visão sectorial na óptica dos ODS6, através da identificação e proposta de opções de implementação de acções prioritárias de curto prazo, que também apoiam o sector na tomada de decisões informadas e na elaboração dos planos sectoriais de longo prazo.

 A Conferência AQUASHARE 2018, para além de ter estabelecido as directrizes para o estabelecimento de uma Agenda de Investigação e Inovação da Associação Aquashare, contribuiu ao nível técnico através de temas de investigação e inovação na procura de soluções sustentáveis para a implementação acelerada e eficaz dos ODS6. Na área de investigação, iniciou-se com a implementação da Agenda de Investigação e Inovação da Aquashare.

Em 2022, construindo sobre os resultados anteriores, a Conferência AQUASHARE 2022 cujo lema é “O papel da Água Subterrânea, no Desenvolvimento do País”, foi inspirando no ano 2022 dedicado a Água Subterrânea e vai procurar trazer ao nível técnico através da investigação e inovação, a problemática deste recurso invisível no País, propor soluções sustentáveis que contribuam para o seu melhor conhecimento e aproveitamento, de modo a contribuir na implementação do Programa Quinquenal do Governo 2020-2025 e do Plano de Acção do Sector para o alcance dos ODS6, tendo em conta as vulnerabilidades introduzidas pelas mudanças climáticas. Os resultados da Conferência vão contribuir para a redinamização da gestão de águas subterrâneas no País. 

Scroll to Top