A AQUASHARE

AQUASHARE

É Uma Rede Moçambicana de Partilha de Conhecimento no Domínio de Águas: O intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais, em particular para benefício dos mais jovens e com menor acesso à informação, partindo do pressuposto que os mais experientes têm maiores responsabilidades em transmitir o que sabem e também aprender dos mais jovens!

Antecedentes da criação da AQUASHARE

Uma riqueza de conhecimento tem sido acumulada em várias instituições do governo e não-governamentais, instituições académicas e profissionais que tem dado um útil apoio à base de pesquisa aplicada para desenvolvimento de sector. Uma mistura de banco de dados e bases de informação foi começada, ou se pretende criar, através de diferentes instituições, para vários propósitos e em várias fases. Embora lentamente, um número crescente instituições do sector de água, académicos, profissionais e instituições de governo têm lançado Websites, embora se constate ainda, em geral, uma fraca capacidade no que refere a tecnologias de informação e comunicação. A partilha de informação está acontecendo por métodos tradicionais de distribuição de materiais impressos, treinamento e reuniões ocasionais e conferências. O objectivo desta iniciativa é facilitar a partilha de informação entre os profissionais do sector e os interessados, por meio de um portal internet, disseminando publicações e promovendo reuniões e contactos informais de geração de ideias.

Razão

Considera-se ser oportuno neste momento dar-se mais um passo: a pilotagem de um mecanismo para ligar os profissionais e as instituições chaves que processam e/ou que precisam de informação em matéria de águas, através de uma rede, que os habilita para beneficiarem mutuamente da partilha de informação e da inovação. A Informação não tem, em si mesmo, valor, mas cada vez que ela é compartilhada e re-usada então é criado valor e benefício. Quer criar-se uma rede de informação que é dirigida ao usuário e com potencial para multiplicar este benefício. Esta é a ideia central do AQUASHARE. O Projecto é gerido por uma associação de profissionais e designada como Associação AQUASHARE.

Objectivos Específicos

O projecto proposto testará uma plataforma da internet para partilha e inovação de informação e conhecimentos dos profissionais da água em Moçambique, particularmente entre os pesquisadores e os profissionais de campo. O projecto é basicamente um projecto de aprendizagem, descobrindo o que funciona e o que não funciona. O projecto terá 3 componentes iniciais, mas que podem ser desenvolvidas no que refere a outras iniciativas de disseminação de informação, tais como palestras, seminários, publicações, etc., que são:

Metodologia

Os quatros componentes de projecto, a seguir descritos, definem a metodologia e correspondem à gestão de redes e processo de partilha de informação.

Scroll to Top