AQUASHARE
A Aquashare, através do seu objectivo número 3 que reza a “promoção e facilitação da capacitação de profissionais do sector” lançou-se ao desafio de desenvolver uma plataforma de promoção e facilitação da capacitação dos Jovens Profissionais, contribuindo para desenvolvimento das suas carreiras, competências e incentivos para a sua permanência no sector de águas. Este objectivo deve ser operacionalizado pelo Núcleo dos Jovens Profissionais das Águas, em abreviado JOPA.
Objectivos Estratégicos
O objectivo geral do JOPA é de promover, facilitar e apoiar os jovens profissionais do sector de águas. A operacionalização deste objectivo geral será através de actividades paralelas específicas:
1. Apoio ao desenvolvimento de carreiras dos jovens profissionais:
- Criando oportunidades e mecanismos para que os jovens profissionais tenham acesso a uma formação profissional dinâmica que os capacite com melhores ferramentas para a sua inserção na vida laboral e melhor desempenho nas actividades que desenvolvem no sector de águas;
- Promovendo estágios profissionais, programas de formação profissional, intercâmbio com outros profissionais, envolvimento e incentivo ao desenvolvimento de actividades de investigação.
2. Promoção de intercâmbio e troca de experiência entre os jovens profissionais e técnicos seniores do sector:
- Facilitando a comunicação entre os diferentes profissionais especializados e os jovens para os transmitir parte das suas experiências, partilhar os desafios enfrentados para a sua progressão no sector, dar orientações profissionais.
- Facilitando mecanismos de apoio aos jovens profissionais para participação em eventos nacionais e internacionais técnico-científicos, possibilitando a interacção com profissionais de outros países com diferentes experiencias de trabalho no sector de águas.
3. Promoção de programas de empregabilidade:
- Estabelecendo a cadeia de valor entre o mercado de trabalho e os jovens profissionais.
- Ampliando o leque de informações disponíveis sobre as oportunidades de emprego e disponibilidade de recursos humanos no mercado ou em formação, por áreas de conhecimento, para os próximos dois, três e até cinco anos.
- De forma inovadora, encontrando mecanismos de influência para que os projectos de investimento possam absorver parte de jovens profissionais, contratando-os para técnicos das equipes de trabalho ou como estagiários remunerados, o que possibilitara um incremento a curto prazo das oportunidades de emprego, com benefícios na constituição de uma força de reserva para atender as necessidades de operação e manutenção dos activos em desenvolvimento. Será uma plataforma ao nível nacional para que os JOPAs tenham o seu primeiro contacto com as actividades do sector e tenham o seu enquadramento nas instituições chaves do sector facilitado.
- Apoiando o sector no recrutamento de jovens profissionais e sua retenção através da facilitação de programas de incentivos.
4. Promoção da partilha de informação:
- Criando um canal de divulgação das actividades do sector e de diversas oportunidades que possibilitem o crescimento profissional dos JOPAs.
- Por meio de um portal com uma base de dados disponível para os interessados em obterem informações sobre programas e estratégias do sector, bem como realizar pesquisas e consultas sobre o perfil de formação e profissional dos membros do portal.
5. Quem pode ser JOPA?
O grupo alvo desta iniciativa é constituído por profissionais com menos de 35 anos de idade ou que estejam nos primeiros cinco anos das suas carreiras nas diferentes áreas do sector de águas. Integram também o núcleo, estudantes finalistas de cursos de licenciatura e técnico-profissionais em áreas relevantes para o sector, e que tenham interesse em fazer a sua carreira como profissionais das águas.
O sector de águas refere-se, mas não se limita a gestão de recursos hídricos, abastecimento e água, saneamento, agricultura, ambiente e outras áreas transversais.
Os futuros JOPAS, devendo cumprir os requisitos da alínea 5),
Preencher a ficha de inscrição em anexo e anexar a fotocopia de BI e CV.